Vivemos no Estado de São Paulo um período de implementação de políticas que aprofundam o desmonte da Educação pública e dos direitos dos profissionais da Educação e de negação dos direitos educacionais das crianças e dos jovens que frequentam as escolas públicas.
Corte de verbas, municipalização, falta de condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem, fechamento de classes, digitalização do processo educativo, chegando ao ponto de tentarem desligar a rede estadual de ensino do Programa Nacional de Livro Didáticos (PNLD), desestruturação da carreira do magistério e, neste ano de 2024, um processo de distribuição de aulas ainda mais caótico para os professores contratados de forma precária como “categoria O”, que são metade da categoria, não são medidas isoladas e sim uma política de governo.
Neste texto busca-se, sem pretender esgotar o assunto, apontar elementos para compreendermos o que está em jogo no Estado de São Paulo, para que professoras e professores, por ocasião do Planejamento Escolar de 2024, possam se preparar para defender mais e melhor a Educação pública e os direitos da nossa categoria (Caderno de Formação, Planejamento e Avaliação Escolar, Fevereiro/2024).
Manoel Lopes é formado em Física, Professor da rede pública do Estado de São Paulo, Coordenador Pedagógico da Área de Ciências da Natureza e Matemática, no Programa de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
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