A Pinacoteca de Mauá comemora duas décadas de dedicação à arte, à cultura e à comunidade local, com a exposição inédita "Pinacoteca de Mauá - 20 anos de arte, conexões e memória". Com curadoria de Maria Luiza Meneses e Cecília Camargo, a exposição conta com mais de 60 obras que apresentam o acervo artístico municipal, sua transformação ao longo dos anos e a importância da Pinacoteca para Mauá, para o Grande ABC Paulista e para São Paulo. Agora, a visitação pode ser feita até o dia 19 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 18h, no Teatro Municipal de Mauá. Mais informações pelo site https://www.pinacotecamaua.com/.
Até o momento, mais de 600 pessoas já visitaram a exposição que apresenta uma coleção diversificada, incluindo nomes proeminentes da arte brasileira como Lasar Segall, Luiz Sacilotto, Hans Grudzinski e Tomie Ohtake. E também com importante destaque para obras de artistas da região como Aluísio dos Santos e Dener de Souza. Algumas estarão pela primeira vez na Pinacoteca, como a série Oxum, de Talita Rocha. E outras inéditas, como obras de Yasuichi Kojima, o Díptico, de Sheyla Ayo e o vestido de Lisa Mangussi.
Cerca de 25 obras da exposição passaram por restauração, processo realizado no ateliê da restauradora especialista em obra de arte sobre papel Flávia Santos. E o acervo num geral, mesmo o que não foi restaurado, passou por higienização e reacondicionamento, já que eram armazenadas de forma inadequada. Para isso, contamos com a participação de pessoas conectadas com o histórico da Pinacoteca e com a própria cidade durante todo o processo de restauração foi um diferencial.
Durante dois finais de semana, um grupo de oito pessoas se reuniu na Pinacoteca Mauá, para higienizar e adequar o acondicionamento das obras que estavam armazenadas na reserva técnica de forma incorreta. Para garantir a segurança do trabalho e proporcionar tranquilidade aos frequentadores do Teatro Municipal, que compartilha o espaço com a Pinacoteca, foi necessário realizar o isolamento das áreas pertinentes do local.
“O momento de higienização e organização da reserva técnica foi uma oportunidade única de conhecer a história e importância das obras, a partir do convívio com pessoas que têm conexão com o acervo, com a Pinacoteca Mauá e com a própria cidade. Em paralelo, selecionamos e transportamos as obras selecionadas para o ateliê para iniciar o processo de restauro em si”, relata Flávia Santos.
Flavia salienta ainda que o processo de conservação precisa ser contínuo. "É importante que as obras e a sala de reserva técnica continuem sendo cuidadas, pois contribui para a preservação desse acervo como parte integrante e memorial da cidade de Mauá e de seus habitantes. Além disso, melhorar o espaço da reserva técnica também permite que a Pinacoteca Mauá seja mais visível para o público que frequenta o local, e para aqueles que nem sabiam da existência da Pinacoteca de Mauá Mauá”.
Atualmente, a Pinacoteca de Mauá conta com apenas uma sala de reserva técnica compartilhada com outros acervos. "É fundamental que as pessoas saibam disso, pois uma exposição não é só sobre quadros na parede, mas sobre o significado que as obras adquirem a partir do diálogo com o público. Queremos consolidar o sentimento de pertencimento da população local em relação à Pinacoteca, mostrando como ela se tornou um espaço fundamental para a apreciação da arte e um ponto de encontro para a comunidade", ressalta a curadora Maria Luiza Meneses.
Entre as obras restauradas, estão exemplares de Tomie Ohtake, Regina Silveira, Sandra Cinto, Evandro Carlos Jardim, artistas de referência presentes em muitos acervos brasileiros.
A exposição "Pinacoteca de Mauá - 20 anos de arte, conexões e memória" é realizada por meio do edital ProAC 33/2023 - Museus/ realização de exposição em Museus , do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, – ProAC Editais.
_________________________________
SERVIÇO
Visitação exposição
"Pinacoteca de Mauá - 20 anos de arte, conexões e memória"
Data: até 19/05/2024, de segunda a sábado, exceto feriados
Horário: 9h às 18h
Local: Rua Gabriel Marques, 353 - Vila Noêmia, Mauá - SP, 09371-522
Agendamento de grupos: 11 4512-7480
_________________________________
SOBRE A PINACOTECA
Criada em 2003, abriga obras de artistas renomados, como Maria Bonomi, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Lasar Segall, Luiz Sacilotto, entre outros. Sua inauguração exibiu 50 obras representando cada ano da emancipação da cidade, que completou 50 anos em 2003. Atualmente, a Pinacoteca possui cerca de 600 obras, incluindo esculturas, pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, além de um acervo de 436 volumes de livros de arte disponíveis para consulta no local.
__________________________________________________________________
Mín. 13° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 21°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas