O prefeito de Diadema e candidato à reeleição, José de Filippi Júnior (PT), aparece na liderança na pesquisa realizada pelo instituto Data News Brasil, com percentual de votos válidos que encerraria a disputa já no primeiro turno. Filippi teve 50,3% de citações - pela Lei Eleitoral, a eleição termina no primeiro turno se algum dos candidatos alcançar 50% mais 1 voto válido.
A pesquisa Data News Brasil, contratada pelo Diadema News, identificou que o segundo lugar é o ex-presidente da SPObras Taka Yamauchi (MDB), com 36,8% das intenções de votos válidos. O ex-deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) está na terceira colocação, com 11,5%. Ex-secretário em Diadema e ex-prefeiturável, Gesiel Duarte (Republicanos) é o quarto lugar, com 1,4%.
Contabilizando as respostas de quem indicou que votará em branco ou anulará, Filippi (PT) também lidera com folga. O petista computou 44,5% das intenções de voto, contra 32,5% de Taka Yamauchi (MDB). Márcio da Farmácia (Podemos) atingiu 10,5% e Gesiel Duarte (Republicanos), 1,2%. Brancos e nulos são 7,3% e outros 4,3% ainda não sabem em quem vão votar na eleição de outubro.
Outro levantamento feito pelo Data News Brasil envolve a pesquisa espontânea. Filippi está bem à frente, com 25,3% de citações. Taka teve 12,2%, Márcio, 3,5%. Outro 1,2% apontou Ricardo Yoshio (Novo), que é candidato a vice na chapa de Márcio da Farmácia. Os indecisos, que não sabem em quem votar, 57,8%.
O Data News Brasil entrevistou 600 pessoas entre os dias 6 e 7 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com registro SP-00017/2024.
A esmagadora maioria da população de Diadema é a favor da construção do Novo Hospital. Pesquisa Data News Brasil, encomendada pelo Diadema News, mostra que 93,8% dos entrevistados disseram ser favoráveis à chegada do equipamento de saúde, e somente 2,5% são contrários.
O Novo Hospital está em construção e ficará na Rua Almirante Barroso, onde hoje funciona o Paço Municipal. A etapa de demolição do anexo 2 já foi concluída. Está em curso o processo de licitação - a expectativa é a de que nas próximas semanas seja divulgado o nome do vencedor da concorrência pública.
Somente 2,5% dos entrevistados falaram ser contrários ao equipamento; obra já começou e terá recursos do Governo Federal
O investimento para a construção do Novo Hospital Municipal é de R$ 320 milhões e o Governo Federal já anunciou que vai repassar R$ 287,3 milhões para a obra. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita a Diadema no começo de julho ao lado do prefeito José de Filippi Júnior (PT), reforçou o apoio para tirar do papel o maior equipamento de saúde da cidade.
O futuro hospital vai substituir o atual Hospital Municipal de Diadema, no bairro Piraporinha. Além de a estrutura física ser antiga (dos anos 1970), o atual HM está em terreno que não pertence ao município, fato que impede qualquer reforma mais ampla no prédio. A Prefeitura de Diadema já informou que, durante as obras de construção do Novo Hospital, seguirá investindo também em melhorias no atendimento e no funcionamento do prédio do bairro Piraporinha.
Mín. 20° Máx. 24°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 20° Máx. 25°
Chuva