A unidade do Colégio Ábaco em São Bernardo do Campo sagrou-se campeão Brasileiro de handebol dos Jogos Escolares 2024 (JEBS), disputada no Estado do Ceará, na quinta-feira (26). A equipe do ABC Paulista venceu na final o Instituto de Pesquisa Educacional do Espírito Santo pelo placar de 22 a 18. A conquista do título credencia o Ábaco a disputar o Sul-Americano dos Jogos Escolares, a ser disputado na Colômbia no final de 2024.
Alcançando o feito pela primeira vez no handebol masculino, a professora/treinadora responsável pela equipe, Jaqueline de Nazaré Ribeiro Silva, explicou que a conquista representa uma grande visibilidade. “Essa conquista tem um significado imenso para a nossa escola e nossos alunos. Para chegarmos aqui, vencemos o Estadual (JEESP), e agora essa vitória abre portas para competir o Sul-Americano. Essa experiência não é apenas uma vitória no esporte, mas um incentivo poderoso para todos os alunos. O impacto dessa conquista vai além da quadra, servindo de inspiração e motivação para que mais jovens se envolvam na prática do handebol, promovendo valores de disciplina e superação”, declarou a professora.
De acordo com Jaqueline, o time estava bem preparado e com o objetivo de vence, apesar dos desafios. “As disputas foram acirradas, especialmente no primeiro jogo, onde tivemos um susto. A maioria das equipes contava com jogadores que haviam participado recentemente do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Handebol, e isso elevou o nível da competição. E a cada partida, a equipe crescia não só tecnicamente, mas psicologicamente. A evolução coletiva foi fundamental. Isso nos deu a confiança de que estávamos no caminho certo para a vitória”, contou.
Garantido na disputa do Sul-Americano, a treinadora acredita que seja possível o Colégio Ábaco trazer mais essa conquista. “A confiança é grande, e nossa expectativa é representar bem tanto a escola quanto o Brasil. Estamos nos preparando com o objetivo de buscar o título sul-americano e acreditamos que é possível vencer, dado o crescimento e a evolução que a equipe demonstrou até aqui” concluiu a professora Jaqueline, lembrando que a equipe feminina de handebol do colégio já conquistou o campeonato três vezes.
Mín. 16° Máx. 20°
Mín. 16° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Tempo nublado