Em setembro, os "juros" dominaram as discussões entre investidores. Com base nos estudos e relatórios disponibilizados em 04/10/2024 no site da EXPERT XP pelos estrategistas da XP, Rodrigo Sgavioli, CFP® Estrategista de Alocação, e Rachel de Sá, Estrategista de Investimentos, destacamos:
Brasil: O Copom aumentou a taxa Selic devido ao crescimento econômico acima do esperado, inflação em alta e uma piora na percepção de risco fiscal, o que aumentou os prêmios de risco de muitos ativos brasileiros.
EUA: O Federal Reserve iniciou cortes de juros maiores do que o esperado, impulsionando quedas em outras economias desenvolvidas.
Cenário Global: Os prêmios de risco dos ativos reduziram, diminuindo os retornos esperados. A instabilidade fiscal pesou sobre os ativos brasileiros, apesar de um pacote de estímulos da China ter melhorado o cenário internacional. O Ibovespa caiu 3,1%, e o real se desvalorizou frente a outras moedas emergentes.
Seguimos atentos a eventos geopolíticos importantes, como as eleições nos EUA e os conflitos no Oriente Médio. As oportunidades seguem na renda fixa (IPCA+ e prefixados curtos) e na renda variável, com foco em posições defensivas e na diversificação global.
Importante: Esta análise é meramente informativa e não deve ser considerada uma recomendação de compra ou venda de ativos. É fundamental entender seu perfil de risco e seus objetivos antes de realizar qualquer investimento. Consulte um assessor financeiro e escolha uma plataforma de confiança. Em caso de dúvidas, é recomendável consultar órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Considere consultar um assessor financeiro para ajudá-lo a navegar neste caminho de maneira eficaz e segura.
Mín. 14° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 30°
Chuvas esparsas