2020 o ano que a Educação na Terra parou com a Pandemia do Covid-19
Um vírus, uma doença de contágio mundial, que causou serias mudanças nos hábitos de higiene, na Educação e para toda sociedade, com o advento do isolamento social, a implementação do trabalho remoto e ou o ensino à distância online, que causaram mudanças psicossociais e as Metodologias Socioemocional, que devem ser assistida por parte do professor, dos estudantes, dos pais e da sociedade, de forma a causas um certo stress por não se entender o que de fato está acontecendo, neste momento de Educação na Pandemia do Covid – 19 neste Século 21.
A Educação sofreu serias mudanças com a Pandemia do Covid – 19, ao se instalado a toque de caixa o ensino à distância que obrigou os Professores se reinventarem às pressas, devido ao isolamento social, indicado pela “Organização Mundial da Saúde – OMS”, que acredita que desta forma evite o contágio através das aglomerações e impedir o contágio pelo vírus. O grande dificultador, foi do preparo e formação para uso das tecnologias, inovação para a prática de aulas, e as inúmeras rotinas diárias de trabalho e estudos.
A Escola mesmo com o ensino remoto, presencial e híbrido, deve atentar para os excessos de exercícios em repetição de inúmeros de testes, que podem sobrecarregar tanto o psíquico do professor, assim como do estudante, porem é preciso e imprescindível trabalhar as questões socioemocionais, com a finalidade de assegurar as condições psíquicas e sociais, que atuem de forma diversificadas sobre a vida das pessoas.
Os professores mesmo formação continuada e com os processos de inovação tecnologias ainda não se posicionaram quanto ao entendimento da avaliação em processo e ou processual, para que as condições de ensino e aprendizagem, possam resultar na preparação do estudante de forma integral.
Está muito recente o nível de aprendizagem para que a aula remota, a distância (EAD) e hibrida, seja entendida pelos professores com formação defasada e tradicional, é sabido que não darão conta de desenvolver em tempo as novas competências que ele necessitam, para enfrentar os novos desafios deste novo século, pois neste novo limiar do tempo, os jovens estudantes, ocupam seus espaços de forma protagonista e inovadora desde ainda cedo com o advento e utilização dos smartphone e aplicativos, para este tempo das internet das coisas e seu próprio desenvolvimento, em participar é preciso conhecer e aprender participar dos diversos coletivos e comunidades, a formação de licenciatura deve ser repensado e reavaliado as formas ativas de aprendizagem, para que a formação de professores na atualidade ou seja do “Século 21”, seja precursor de uma nova pedagogia, enterrando de uma vez por toda, o ensino tradicional e arcaico, que não corresponde aos anseios da formação continuada e seus processos de formação, que atenda está nova era dos saberes.
A complexidade do ser humano atual está preparada para desenvolver inúmeras formas e maneiras complexas empregando conhecimentos de novas tecnologias e inovações, incorporadas no processo de ensino e aprendizagem com abrangência e atualização colocando em “cheque ou xeque” o sistema “arcaico dos processos de nota maior ou menor”, pois as novas metodologias de ensino, prepara com clareza e de forma integral, os estudantes deste novo momento da Educação no Brasil
A educação em processo de reconectar as coisas do mundo e o próprio homem, como indivíduo em desenvolvimento de competências e habilidades, tanto crianças, jovens e adultos, estão em processo de aprender, colocando em prática de novos hábitos, novas atitudes e práticas pessoal, praticando suas aprendizagens possibilita entender suas emoções, alcançar novos objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável como é proposto as premissa da competência socioemocional.
Uma mova educação se molda em elaboração de práticas pedagógicas, mais justas e eficazes, além do que as crianças, jovens e adultos, irão trilhar novos caminho mais positivo na vida, é sabido que a inclusão social e de competências socioemocionais na educação, representa a intencionalidade da nova “Educação do Século 21” para o Brasil.
“As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar”
Encontrar o caminho da nova educação, está diretamente proporcional a razão do aprender e inversamente proporcional a razão de ensinar e inovar.
Prof. Hélio Ramos de Oliveira - Biológo, Pedagogo e pós graduação em Direito Ambiental
Prof. Hélio Ramos, morador de Diadema que sempre está a frente do melhor da Educação e seu maior desafio está na Educação desde os bancos escolares em período integral e atua no Programa de Ensino Integral - PEI, das escolas estaduais de São Paulo, além de ter em seu currículo, bons resultados de melhoria na educação dos jovens do programa.
Escritor
Possui dois Livros publicados de poesias
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