Durante o evento de apresentação dos indicados para assumirem as Secretarias da gestão 2025/28, ocorrido na terça-feira (17), o Prefeito eleito, Taka Yamauchi (MDB), no seu discurso enfatizou que “respeita a imprensa”. No entanto, a postura do futuro chefe do Executivo foi totalmente contrária a sua fala.
Após fazer o anúncio dos secretários, Taka falou sobre o papel da imprensa na cobertura jornalística do dia a dia. “É essencial esse papel de transparência, de ética, de transmissão de nossas intenções à população. A gente sabe que o papel de vocês é fundamental. E que o veículo de imprensa sério, pautado na verdade, traz uma responsabilidade junto aos sonhos e esperança de cada um dos moradores. Quero agradecer cada um de vocês pela responsabilidade de informar a nossa cidade. Conte conosco. E saibam que a comunicação com vocês é tentar, de alguma forma, ajudá-los sempre para poder conduzi-los adequadamente no trabalho de vocês”, relatou o Prefeito eleito.
Ao término da declaração, foi aberto à imprensa presente na coletiva para fazer as perguntas. Contudo, o jornalista Elias Lubaque, do Jornal Diadema News, foi impedido pela equipe de comunicação de Taka Yamauchi de fazer o seu questionamento. Antes, o jornalista já havia sido barrado na entrada do evento e quando teve acesso, passou a ser intimidado por um segurança. Sem conseguir fazer a sua pergunta, Lubaque se aproximou de Taka após o encerramento e perguntou ao futuro chefe do Executivo se poderia lhe fazer um questionamento, uma vez que havia sido impedido na coletiva. Porém, recebeu uma resposta fria. “Não vou lhe conceder nenhuma entrevista e muito menos pegar na sua mão”, disse Taka, indo na contramão do que acabara de dizer minutos antes.
Outro fato preocupante que leva a pensar que Taka tem a intenção de censurar a imprensa, é que a sua assessoria de imprensa, na figura de Poliana Marques, também não tem retornado as solicitações do Jornal Diadema News. Questionado pelo veículo, através da assessora de imprensa, o que o Prefeito eleito poderia falar sobre o aumento salarial dos agentes políticos do Executivo, realizado na quarta-feira (18), um dia após o mesmo informar que a Prefeitura tem uma dívida de R$ 1,3 bilhão com o IPRED, nenhuma resposta foi obtida. É válido salientar que o Jornal Diadema News é o único veículo de comunicação hoje existente na cidade. Diante disso, será que Taka Yamauchi não quer que a população saiba como ele irá administrar o município?
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva