Os veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade de Santo André passaram a sofrer com o intenso trabalho de notificação que a Prefeitura implantou no início deste ano. Com a “Operação Carro Abandonado”, a iniciativa visa reduzir o número de reclamações recebidas nos canais de atendimento do município.
Para se ter uma ideia, somente em 2024 cerca de 1.134 notificações foram enviadas aos proprietários que largaram os seus veículos em vias públicas da cidade. Desse total, 882 foram retirados das ruas pelos donos, enquanto 200 foram removidos ao pátio municipal. Outros 52 automóveis ainda estão dentro do prazo para que os proprietários tomem providências. Caso o prazo da notificação expire, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) irá tomar as medidas administrativas.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, a ação é uma forma de reduzir o trânsito na cidade e evitar outros problemas que decorrem destes abandonos. "Temos reforçado o compromisso de continuarmos a Operação Carro Abandonado nas ruas, para combater esse tipo de problema que prejudica o trânsito e representa um risco ambiental e também de segurança pública. Esses veículos podem, inclusive, se tornarem potenciais focos para o mosquito da dengue, um cenário ainda mais preocupante neste período de chuvas. Por isso contamos com a ajuda da população para enviar as denúncias nos canais oficiais da Prefeitura", destacou.
Qualquer veículo estacionado em local público e com sinais aparentes de má conservação, como ferrugem, pneu murcho, sujeira, vidros quebrados, mato e a falta de placa, pode ser considerado em situação de abandono. Assim que o DET recebe a reclamação, os agentes de trânsito realizam uma vistoria preliminar. Caso os carros estejam com placas, uma notificação é afixada no veículo. Após cinco dias, se o proprietário ou o responsável não tomar nenhuma atitude, o automóvel é considerado abandonado e poderá ser guinchado.
Já os veículos sem placa são considerados sucatas e poderão ser removidos sem aviso ou notificação em um prazo de até dez dias. Caso o veículo seja guinchado e posteriormente seu dono tenha interesse de retirá-lo do pátio, o proprietário deverá pagar as pendências financeiras (multas, licenciamento, IPVA) junto ao Detran e retirar um ofício de liberação. A denúncia pode ser feita por qualquer cidadão pelo aplicativo Colab, na Praça de Atendimento do Paço Municipal ou nos Postos SIM da Prefeitura.
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