Entretenimento Cultura
São Bernardo terá apresentação de musical com tema sobre ecologia
A obra aborda temas sobre sustentabilidade e foi criada para despertar nas crianças a consciência ambiental
31/01/2025 11h14
Por: Portal ABC News Fonte: Redação

Trazendo uma linguagem poética e que fala diretamente com a natureza imaginária das crianças, o espetáculo infantil VerDe Perto, o Musical Ecológico estará em São Bernardo do Campo. A apresentação, que terá intérprete de Libras, será no sábado dia 1º de fevereiro, no Paço Municipal, às 17h.

A peça aborda temas sobre ecologia e sustentabilidade, e foi criada para despertar nas crianças a consciência ambiental, que pode estar nas atitudes mais simples do cotidiano. A obra de Renata Pizi foi inspirada em sua priminha Júlia, que adorava desenhar, mas rasgava e jogava fora o que não lhe agradava. E foi refletindo sobre a relação com a natureza que Renata produziu, em 2016, as poesias, e depois as melodias, extraindo a musicalidade própria de cada poema.

O espetáculo trata o tema com leveza e bom humor, cativando os espectadores mirins pela graça e originalidade dos poemas cantados. As músicas, tocadas ao vivo, passeiam por diferentes ritmos brasileiros, como baião e maracatu, e por gêneros como rock, pop e rap, entrelaçando músicas e intervenções cênicas. Personagens, histórias e coreografias – conduzidos pela personagem Júlia – reforçam os argumentos das canções, recheadas de curiosidades sobre a natureza ressaltando a necessidade de cuidarmos do planeta.

Todas as músicas foram compostas por Renata, sendo as duas últimas em parceria com Sonekka. A cenografia e os objetos de cena aparecem em composição lúdica. Elementos como lixeiras e galões de água são vestidos com fitas coloridas sendo manipulados e ressignificados durante o espetáculo. E a concepção do figurino foi inspirada na estética clown, com cores vivas que remetem a fauna e a flora.

Contando com intérprete de Libras e entrada livre, o espetáculo VerDe Perto, o Musical Ecológico acontece no sábado dia 1º de fevereiro, às 17h A apresentação única será no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, localizado na Praça Samuel Sabatini, s/nº, Centro.