Uma comissão do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, formado pelo presidente da entidade e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), bem como pelo chefe do Executivo de Santo André, Gilvan Júnior (PSDB), e o vice-prefeito de Mauá, João Veríssimo, o Juiz João (PSD) se encontraram nesta segunda-feira (10) com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, para discutirem planos de ações de combate às enchentes na região.
O encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, serviu para apresentar as demandas necessárias para a região nessa área, além de reforçar a importância do planejamento integrado para a implementação de soluções eficazes e sustentáveis.
Durante o encontro, Marcelo Lima ressaltou a importância do Consórcio Intermunicipal na elaboração de um plano regional de macro e microdrenagem, que está sendo atualizado para atender todas as cidades que compõem o colegiado. “Nós estamos elaborando em conjunto um plano regional que contempla todas as cidades do Consórcio. Não podemos pensar apenas em obras pontuais para solucionar a questão da drenagem. Precisamos de um planejamento amplo e integrado para que esse problema seja resolvido de forma definitiva”, pontuou o presidente da entidade regional.
Para o prefeito de Santo André, a aproximação das cidades do ABC com o Governo do Estado é primordial para que se possa ter investimentos estratégicos e que as obras sejam executadas de modo que resolvam de forma definitiva os problemas enfrentados na região. "Essa reunião mostra a importância do Consórcio ABC, porque nessa área de drenagem não dá para pensar isoladamente, precisamos planejar projetos que tenham impacto regional", acrescentou Gilvan Júnior.
Natália colocou a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística à disposição para tentar dar andamento às ações antienchente, e elogiou o trabalho realizado pelo Consórcio ABC, como o Plano Regional de Macro e Microdrenagem, elaborado em 2016. O novo plano de drenagem deve ser apresentado ainda este mês e servirá como base para a captação de novos recursos estaduais.
A reunião tratou também da necessidade de grandes intervenções do governo estadual, como a construção do Piscinão do Jaboticabal, o maior da América Latina, com capacidade para armazenar 900 mil metros cúbicos de água. A obra, que está prevista para ser concluída em dezembro de 2025, beneficiará diretamente 1,5 milhão de pessoas na região.
Outros temas
A reunião também serviu para debater sobre gestão de resíduos sólidos e possíveis projetos estaduais para a área. O tema é tratado como prioridade pelo Governo do Estado, que por meio do Programa Integra Resíduos, busca garantir um descarte ambientalmente adequado, alinhado as necessidades regionais e locais.
O presidente do Consórcio ABC ainda aproveitou a agenda para solicitar uma reunião com o Estado sobre mobilidade urbana na sede da entidade regional, em especial para falar sobre o projeto da linha 20-Rosa do Metrô, que teve o projeto básico assinado na semana passada.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas