Em entrevista à Rádio ABC News na manhã desta terça-feira (11), o líder da base do governo do prefeito Taka Yamauchi (MDB) na Câmara de Diadema, o vereador Juninho do Chicão (PP), revelou que já está encaminhada uma abertura de CEI (Comissão Especial de Investigação) no Cemitério Municipal da cidade.
De acordo com o parlamentar, o intuito da abertura da CEI é uma resposta à população. “O Prefeito, no começo de janeiro, esteve lá no cemitério. E encontrou lá um local desumano. Sem respeito às memórias das pessoas e sem respeito às famílias de Diadema. Nós temos relatos de mais de duas mil ossadas ensacadas de forma irregular. A utilização de outras funerárias usando o nosso social. Temos o deferimento gratuito do auxílio funerário sem o devido processo legal. Mau cheiro, falta de flores, falta de urnas, e etc”, contou o vereador, ressaltando que a CEI serve para apurar o que está acontecendo.
Segundo Juninho, internamente já vinha sendo estudado a proposta de abertura de CEI. “A base, juntamente com o governo, já vinha estudando essa possibilidade. Então, na quinta-feira (6), a oposição citou esta questão de CEI. Nós entendemos que era o momento que pudéssemos abrir mesmo. Esta CEI não é do governo Taka. Ela é da Câmara Municipal de Diadema e que todos terão participação conforme diz o regimento. Nós queremos que tenha a participação de todos os blocos partidários. O que nós precisamos é unir forças e dar uma resposta à população. E se tiver alguma coisa que não está de acordo com a legislação, que nós possamos penalizar” declarou o vereador, garantindo que não há revanchismo e nem vingança política.
O parlamentar explicou como está a abertura para esta CEI. “Hoje o regimento da Casa diz que precisamos de sete assinaturas para fazer esta abertura. Já estamos com seis assinaturas. Porém, agora, a minha equipe está descendo toda a documentação que eu fiz a abertura do processo eletrônico e estou anexando a justificativa de abertura de CEI. Esse documento contém imagens de como foi encontrado o cemitério e que também denúncias de todas estas questões. Vamos apresentar aos colegas vereadores para que seja uma questão da Câmara Municipal”, completou Juninho do Chicão, frisando que é preciso dar uma resposta à população de Diadema.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas