A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro de Diadema já conta a partir deste sábado (15) novos leitos. Inaugurada pelo prefeito da cidade, Taka Yamauchi (MDB), a unidade, que terá a nova ala de observação adulta, chega a 60 leitos entre adultos e pediátricos. Para garantir o atendimento à população, foram contratados 46 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
De acordo com o prefeito Taka Yamauchi, os novos leitos representam um avanço na qualidade da saúde no município. “Fornecer um atendimento digno e humanizado à população de Diadema é uma das nossas prioridades. Com essa ampliação, garantimos mais estrutura e profissionais capacitados para atender com qualidade quem mais precisa”, afirma.
O secretário da Saúde, Antonio Carlos do Nascimento, destaca que os novos leitos vão ajudar a desafogar o Hospital Municipal. “Essa é mais uma medida que trará agilidade, qualidade e humanização no atendimento da população de Diadema. Além disso, os novos leitos vão reforçar o trabalho realizado para mudar o cenário do Pronto-Socorro do Hospital Municipal”, acrescentou.
UPA Centro
Em funcionamento desde setembro de 2024, a UPA Centro e realiza atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria e odontologia, entre consultas, procedimentos e observação nos setores adultos e pediátricos. A unidade funciona 24h por dia, realizando exames laboratoriais, Raio-X digital e Tele ECG.
Os 15 novos leitos integram o 2º andar, voltados para observação, onde estão disponibilizados 27 leitos adultos e 17 leitos pediátricos. Contando com um total de 60 leitos (adulto e infantil), essas novas instalações representam um aumento de 43% de leitos em relação ao Pronto-Socorro Central, serviço que funcionava no local até agosto de 2024.
O secretário-adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, reforça a importância deste serviço para a população. “A reestruturação na saúde e o aumento do número de leitos possibilitam que as pessoas sejam atendidas com mais conforto nos serviços de urgência e emergência de Diadema, tanto na UPA Centro quanto no Hospital Municipal”.
No 1º andar, se encontra a classificação de risco; sala de emergência adulta, com seis leitos; sala de emergência pediátrica, com dois leitos; observação infantil, com sete leitos; isolamento adulto; consultórios; serviço social; ouvidoria; medicação adulto e infantil; sala de procedimentos pediátricos, sala de procedimentos adulto. O 3º andar abriga o Centro de Material e Esterilização (CME), Serviço de Nutrição e Dietética (SND), refeitório de funcionários, administração e vestiários.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas