Sucesso de público mais uma vez, o Carnaval 2025 de São Caetano do Sul, realizado no Espaço Verde Chico Mendes, recebeu cerca de 10 mil pessoas de todas as idades no último final de semana (1º e 2 de março). Os foliões presentes no evento puderam dançar e se divertir no ritmo das marchinhas, com direito a muito confete, serpentina, spray de espuma, além de um banho no chafariz interativo do parque, onde as famílias se refrescavam do calor junto das crianças.
Integrante da Bandinha da Colombina que iniciou em 1982 no bairro do Butantã, em São Paulo, Fabinho Zabumbão, que se apresentou pela primeira no carnaval da cidade, falou sobre o resgate das lembranças antigas da tradicional festa. “Em 1987, então com oito anos, eu acompanhava o carnaval da Bandinha, que foi fundada pelo Juscelino Cocada. Até 1992 brincávamos o tradicional carnaval pelas ruas, que eram de terra ainda. No final do ano passado, tive uma inspiração, uma lembrança desses tempos. Aí a Bandinha da Colombina veio na minha cabeça para fazer esse resgate. Então, a trouxemos ao Carnaval de São Caetano para mostrar ao público o nosso carnaval, com repertório diversificado, que une as marchinhas ao samba e axé”, conta Fabinho, que trabalhou por 15 anos com Dominguinhos e o considera o seu padrinho musical. “A Bandinha me abraçou este ano e espero que seja o primeiro de muitos carnavais”, acrescentou.
Curtindo o dia com a família enquanto aguardava o Baile do Bloco do Madruga subir no palco, Daiene Moretto aprovou o Carnaval no Chico Mendes. “No carnaval, a gente esquece os problemas. É descontração. É alegria. E essa festa hoje resgata a essência dos carnavais antigos, integrando toda a família. Trazemos as crianças tranquilamente, todo mundo se diverte, cai na folia”, declarou a visitante.
Em seu primeiro grande evento à frente da Secretaria de Cultura de São Caetano, Camila Zanon falou sobre reviver os carnavais de antigamente. “O Carnaval 2025 é uma festa de caráter familiar, de resgate das tradições dos antigos carnavais, com as tão queridas marchinhas, em que o público de todas as idades sente-se acolhido e parte desse grande festejo popular”, afirmou. A secretária também parabenizou a equipe que trabalhou no evento, pelo entrosamento e organização das atividades.
Com entrada solidária, a festa arrecadou aproximadamente 1 tonelada de alimentos, destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município. No quesito segurança, o evento também foi digno de nota 10: segundo a GCM (Guarda Civil Municipal) não houve registros de ocorrências relevantes.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas