Conhecido como o mês das águas, março fecha o período das grandes chuvas no Estado de São Paulo. Por conta disso, Diadema já deu início às obras emergenciais para evitar desastres provocados pelas chuvas e que afetam os moradores da cidade, principalmente os que vivem em áreas de riso.
A iniciativa, criada pelo prefeito Taka Yamauchi (MDB) no início do ano, no qual gerou a construção de dois muros de contenção no bairro Inamar e a limpeza de córregos na região sul da cidade, são providências tomadas pelo Comitê Intersecretarial de Monitoramento de Ações Preventivas Durante o Período de Chuvas de Verão no Município. O Comitê tem o papel de adotar iniciativas que visem o trabalho preventivo e o socorro em situação de desastres, relacionado às enchentes, junto com a Defesa Civil da cidade.
Obras em andamento
Os muros de contenção estão sendo construídos em uma área acidentada, no bairro Inamar, e ficam bem próximos. Um dos muros fica na Rua Capela, e será feito de gabião. O outro muro fica dentro do Núcleo Habitacional Yamberê, onde vivem mais de 100 famílias. Ele está sendo levantado logo abaixo da Rua Capela, porque a encosta que fica atrás das moradias do núcleo também desabou com as fortes chuvas que caíram no município nos últimos meses.
Segundo a secretária de Obras, Melissa Duaik, o muro de gabião vem sendo erguido para segurar um barranco que já estava com problema de erosão e que poderia provocar um desabamento maior no local. “Estamos refazendo o leito da via e implantando 30 metros de gabiões para evitar acidentes para quem passa por aqui todos os dias. Quando a nova gestão chegou, este problema já existia e, com as chuvas, o risco de desmoronamento só aumentou”, relatou a secretária adiantando que a obra será concluída na primeira quinzena de março.
O muro de concreto terá 700 metros quadrados de área e a fase da obra é de movimentação da terra para refazer a inclinação que segurava a encosta. Com a estabilização do talude, será implantada uma tela para segurá-lo e depois aplicar o concreto que trará a impermeabilização. A previsão é que a contenção fique pronta ainda neste semestre.
Para Luiza Nicolina, moradora do Yamberê, a obra veio em boa hora, já que a preocupação só aumentava. “A obra é necessária e veio em boa hora. Houve a queda do barranco por causa das chuvas e, como tem muita criança aqui na comunidade, a minha preocupação é que elas fossem lá para brincar e pudesse ocorrer novo desmoronamento de terra”, desabafou a moradora.
Quanto às duas limpezas de córregos, ambos localizados no Eldorado, estão dentro da programação prevista. A do córrego Iguassu, onde foram retirados detritos e matos de dentro do ribeirão, já foi concluído. Já a do córrego existente na Travessa Frei Damião, a manutenção será realizada em duas etapas. A primeira será a desobstrução da calha e em seguida virá a canalização de 60 metros lineares do riacho.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas