Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, assim como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciaram na segunda-feira (10) a primeira Avaliação Diagnóstica e Formativa de Alfabetização. A iniciativa, que será realizada até o dia 14 de março, envolve 78 escolas municipais, somando 1.586 turmas, sendo 41.231 alunos.
A ação, adotada na gestão do prefeito Marcelo Lima (Podemos), por meio do secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos estudantes no processo de alfabetização. “É o início de um sistema de avaliação municipal, que vai trazer resultados importantes para a rede de Educação de São Bernardo. Essa ação reforça o nosso compromisso com o aprimoramento da educação da cidade, assegurando mecanismos para um ensino mais eficiente e inclusivo. A implantação da avaliação nos dará suporte para estimular ferramentas de ensino e otimizar as práticas do dia a dia”, ressaltou o chefe do Executivo.
Para o secretário de Educação, os dados colhidos na avaliação vão contribuir nas estratégias de apoio pedagógico, além de fortalecer o trabalho dos professores e gestores escolares. “Nosso propósito é diagnosticar as aprendizagens curriculares e, a partir deste diagnóstico, a secretaria vai desenvolver uma política de apoio às escolas e aos professores, dando mais condições de trabalho para que eles desenvolvam sua docência com bastante eficiência”, destacou Costa
A ideia da Secretaria da Educação, independente de avaliações classificatórias, é focar no sucesso das aprendizagens, permitindo que as escolas implantem práticas pedagógicas mais alinhadas às necessidades reais dos alunos. Diante disso, a partir do resultado da avaliação, a proposta é realizar levantamento do município com índice de alfabetização por série.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas