Durante a votação para a criação de uma comissão especial de saúde, realizada na última terça-feira (8) em sessão ordinária da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, a vereadora Bruna Biondi (PSOL) levantou algumas questões que precisam ser averiguadas. Com a aprovação da comissão, a parlamentar se colocou a disposição para participar do grupo que irá fazer a fiscalização.
Segundo ela, ao justificar o seu voto no plenário, é preciso que haja uma investigação por parte da comissão para entender o que ocorre nos atendimentos das UBSs. “É um momento extremamente oportuno para criarmos uma comissão de saúde no nosso município. A saúde tem sido pauta do nosso município nas redes e nas ruas cotidianamente. Se formos pegarmos os últimos acontecimentos, tivemos o fim do horário estendido das UBSs, uma precarização das pessoas que não conseguem ser atendidas durante a semana e precisam dos finais de semana. E uma precarização também das pessoas que trabalham e não conseguem estar na UBS durante o seu horário de atendimento, ou seja, até às 17h. Para isso existe o horário das 17h às 21h”, pontuou a parlamentar, exigindo a investigação do porque o horário estendido teve fim.
Bruna trouxe a informação de que o Hospital Márcia Maria Braido mais uma vez está sofrendo com a questão dos anestesistas. “Hoje chegou ao nosso gabinete novamente que o Complexo Hospitalar Márcia Maria Braido está com problemas com os anestesistas. As pessoas estão ficando sem as suas cirurgias que já estavam marcadas e estão sendo canceladas. Nós entramos em contato com o Hospital que nos afirmou que era uma quebra de contrato de uma empresa e a contratação de uma nova empresa. E que isso resolveria o problema. Aparentemente não foi resolvido. Então é preciso que a comissão fale sobre isso”, explanou a vereadora.
De acordo com a Prefeitura, em razão da baixa procura por parte dos munícipes e buscando maior economia no pagamento de horas extras, as UBSs de São Caetano passaram a atender, a partir do dia 1º de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção da UBS Maria Corbeta Segato, no bairro Prosperidade, que continuou com o atendimento estendido. A administração municipal informou ainda que os moradores que necessitarem de atenção médica após o horário, devem procurar o Hospital de Emergências Albert Sabin, que presta atendimento 24h e está mais preparado para atender demandas médicas.
Quanto aos anestesistas, a Prefeitura esclareceu que a informação não procede. Segundo o órgão, houve uma transição da equipe anterior para a nova desde o dia 20 de março, com escala completa desde então. A administração municipal afirma, inclusive, que houve o aumento de um profissional, que fica exclusivo para o setor de Endoscopia (cumprindo normativa do Conselho Federal de Medicina).
Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 19°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas