A Prefeitura de Rio Grande da Serra apresentou nesta terça-feira (15) os resultados e avanços alcançados nos primeiros 100 dias da gestão do Prefeito Akira Auriani (PSB). Na oportunidade, o mandatário falou sobre os trabalhos desenvolvidos nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade urbana e desenvolvimento da economia na cidade. Contudo, para colocar em prática o plano de governo, foi preciso correr atrás das informações para não errar no planejamento.
De acordo com o chefe do Executivo, a transição de governo foi bem complicada e os desafios encontrados foram diversos. “Além das dívidas, que eram muito altas, tinham os contratos que estavam pendentes. A nossa maior dificuldade, claro que vamos sempre colocar o orçamento à frente, mas foi a desorganização dos processos. Como isso foi difícil. Nós assumimos as secretarias e as falhas nos processos, a falta de organização, dificultou muito para que tivéssemos acesso rápido aos dados e números e assim organizar ações de prontidão”, relatou Akira.
O Prefeito informou que foram quase três meses buscando os processos físicos, o que consequentemente atrasou as ações. “A falta de ter uma estrutura conectada ao sistema prático, dificultou com que as ações pudessem acontecer o quanto antes. Porque toda semana aparecia uma novidade. Tinha um problema e ia atrás para levantar as informações. Como era demorado esse processo, a gente foi pegando nesses três meses diversas falhas que foram atrasando as nossas propostas de ações”, contou o mandatário.
Segundo ele, devido a essas questões, a cidade por pouco não ficou sem atendimento na saúde. “Uma empresa que prestava serviço na nossa UPA e que estava com o contrato vencido, recebia sem qualquer processo licitatório. Durante esse processo, quando a gente identificou, a empresa simplesmente disse que sairia na próxima semana. Isso foi complicado porque quase ficamos sem atendimento na nossa UPA. Mas por conta dos processos, conseguimos organizar esse sistema”, revelou o Prefeito, afirmando que foram encontradas diversas ações parecidas.
Akira ressaltou que irá atender os anseios da população de Rio Grande da Serra e a área da saúde foi o primeiro passo. “A gente está organizando o planejamento dentro dos quatro anos. Nesse primeiro ano é organizar a casa e atender a cidade dentro das necessidades básicas, resolvendo os problemas que eram apontados pela população. Saúde é o primeiro deles. E é um processo contínuo de construção. Já temos diversas ações para que possamos melhorar a saúde focada agora nas ações preventivas. Nós adequamos a estrutura básica para atendimento pontual. Mas temos que entrar agora de uma maneira mais forte na questão das ações preventivas. É isso que vamos começar a trabalhar”, completou o chefe do Executivo, acrescentando que devido os apontamentos da população, o município hoje conta com 90% da iluminação pública funcionando.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 23°
ChuvaMín. 16° Máx. 18°
Chuvas esparsas