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Saúde Descaso

Pacientes reclamam do atendimento na UBS Caminho do Mar

Os moradores dos bairros Vila Mussolini, Caminho do Mar e Rudge Ramos estão indignados com o modo como vêm sendo tratados na UBS.

08/05/2025 11h56
Por: Portal ABC News Fonte: Wallace Quaresma
Péssimo atendimento e falta de horário para agendamento de consulta são algumas das reclamações
Péssimo atendimento e falta de horário para agendamento de consulta são algumas das reclamações

A falta de manutenção não é o único problema encontrado na UBS Caminho do Mar. O péssimo atendimento aos usuários e a falta de horários para agendamentos de consultas estão se tornando recorrentes na unidade. Os moradores dos bairros Vila Mussolini, Caminho do Mar e Rudge Ramos, que se dirigem ao local em busca do atendimento, estão reclamando do modo como vêm sendo tratados na UBS. Outro apontamento se refere à indisponibilidade de médicos em determinadas especialidades, uma vez que a unidade atende muitos idosos que vivem na região.

Indignada com a falta de atenção, a paciente Beatriz Mesquita utilizou as redes sociais para desabafar sobre os problemas que enfrenta na unidade. “Essa UBS está péssima. Já abri reclamação na ouvidoria. Não tem horário para agendar consulta. Ninguém sabe responder nada, nem o tempo de jejum necessário para fazer um exame de sangue. Já deu dois meses da minha última consulta psiquiátrica e até agora ninguém me ligou para remarcar”, disse a moradora.

Para Fernanda Cruz, os funcionários da UBS Caminho do Mar também precisam passar por uma reciclagem para que possam fazer um atendimento mais humanizado. “Surreal o jeito que os funcionários tratam as pessoas. Parece que está te fazendo um favor. Faz a pessoa se sentir um lixo e muitos acabam desistindo pela dificuldade que eles colocam para conseguir atender o cidadão”, comentou nas redes sociais, cobrando uma atitude dos vereadores da região.

Segundo o vereador Renan Queiroz (PMB), já foi feito contato com a Secretaria de Saúde para entender o que está acontecendo e que está acompanhando de perto as demandas da UBS. “Fui comunicado de que a unidade conta hoje com três equipes completas e que está em andamento um estudo para avaliar a necessidade de ampliar esse número, de acordo com o crescimento da demanda”, disse o parlamentar ao Portal ABC News, informando que a unidade não possui fila para exames realizados na própria UBS.

O vereador falou ainda sobre a falta de atendimento nas áreas de Geriatria e Neurologia na unidade e que os funcionários terão cursos sobre atendimento humanizado. “Vale destacar que essas especialidades não são exigidas diretamente nas UBSs pela Política Nacional de Atenção Básica. Mesmo assim, fui informado que há um plano em andamento para ampliar o atendimento geriátrico nas unidades do município. Além disso, está sendo preparado um projeto de capacitação para aprimorar o atendimento das equipes, com foco na humanização”, completou Renan Queiroz. Procurada para falar sobre o assunto, a Prefeitura de São Bernardo do Campo não respondeu até o momento da publicação da matéria.

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