O São Bernardo FC foi até Campinas no sábado (10) e bateu o Guarani por 1 a 0 no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com o resultado, o Tigre pulou para a oitava colocação com oito pontos e entrou na zona de classificação para a próxima fase da competição.
O Bernô começou melhor e chegou com perigo logo aos cinco minutos de jogo com Rafael Foster, que depois da jogada ensaiada em cobrança de falta, bateu firme para boa defesa do goleiro Andrey. O São Bernardo dominava a partida e não demorou muito para abrir o placar. Foguinho foi lançado na esquerda, dominou a bola e bateu cruzado para a pequena área. A bola desviou em Pedro Felipe e morreu no fundo das redes, fazendo 1 a 0 aos 12 minutos. Com o gol, o time do ABC controlou o jogo e o Guarani pouco criava. A melhor oportunidade do Bugre surgiu com Isaque, que girou e bateu para fora. O Tigre teve a chance de ampliar o marcador com Felipe Azevedo, que parou no goleiro Andrey em chute no canto e depois levou perigo numa cabeçada que passou rente a trave.
O Guarani voltou com duas modificações para o segundo tempo e melhorou no jogo. Mai organizado, a equipe de Campinas passou a construir algumas jogadas e teve a chance do empate. João Victor, que substituiu Anderson Leite, arriscou de fora da área e mandou pra fora. Em seguida, o meia bateu colocado e acertou o travessão do goleiro Júnior Oliveira. No entanto, no melhor momento do Guarani na partida, Nathan Camargo, que estava amarelado, cometeu falta dura em Emerson Santos e recebeu cartão vermelho direto, deixando o Bugre com um a menos aos 22 minutos da etapa final. Com a vantagem numérica em campo e no placar, o técnico Ricardo Catalá fez quatro substituições e renovou o fôlego da equipe. Ainda assim, o Guarani chegou a acertar o travessão com João Victor, mas não teve forçar para quebrar a linha defensiva do São Bernardo, que segurou o resultado e comemorou a vitória.
Para o técnico Ricardo Catalá, o time fez um jogo consistente defensivamente e sofreu muito pouco. “A gente teve volume e um controle das ações do jogo. Talvez não tantas entradas no último terço, mas a gente sabia que ia ser difícil. Uma equipe bem organizada e jogando aqui no Brinco é sempre difícil. A gente fez um jogo muito maduro e muito seguro. Demos pouquíssimas oportunidades para o adversário chegar a nossa área com algum perigo. Era muito importante para nós vencer para continuar a fazer os ajustes necessários e melhorar o rendimento da equipe semana após semana e ir pontuando de três em três que é o mais importante”, declarou o treinador após a partida.
A vitória manteve um tabu do São Bernardo sobre o Guarani. Em oito jogos entre as duas equipes, o Bugre jamais venceu o time do ABC. São cinco vitórias do Tigre e três empates. Os dois times voltam a campo no próximo final de semana. O Guarani irá viajar até o Ceará, para enfrentar no sábado o Floresta no Estádio Domingão, às 16h. Já o próximo desafio do São Bernardo está marcado para domingo, contra o Caxias, às 16h, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.
Mín. 10° Máx. 16°
Mín. 8° Máx. 17°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 19°
Tempo nublado