Domingo, 22 de Junho de 2025 08:30
(11) 97588-9546
Colunistas Golpes

Cuidado: os golpes modernos que estão atingindo as empresas

Você já recebeu um boleto com a cara de um imposto oficial

15/05/2025 18h46
Por: Portal ABC News Fonte: Yuri Braga

Olá, leitor!

É com muita alegria que começo hoje esta coluna, onde vamos conversar — de forma leve e direta — sobre as burocracias do mundo empresarial. Meu objetivo aqui não é despejar termos técnicos e difíceis, mas sim te orientar, como se estivéssemos batendo um papo na mesa de um café. Quero te ajudar a entender o que se passa no universo contábil e empresarial para que você possa tomar decisões com mais segurança.

E para começar, nada mais justo do que falar sobre um assunto sério que está afetando muitas empresas: os golpes modernos.

Você já recebeu um boleto com a cara de um imposto oficial — como o DAS, o INSS ou o IR — mas com alguma coisa estranha, como a razão social errada, um CNPJ que não é o seu ou valores muito fora do habitual? Pois é, esse é um dos golpes mais comuns hoje em dia. Criminosos falsificam boletos, enviam por e-mail (muitas vezes com aparência profissional) e tentam se passar pela sua contabilidade. Por isso, verifique sempre o e-mail do remetente, confira os dados do boleto com atenção e, na dúvida, fale com seu contador. Ele está ali para te ajudar.

Outro golpe, infelizmente mais sofisticado, está vindo de algumas falsas contabilidades. Elas prometem cuidar de tudo: "Você só paga um boleto mensal e a gente quita todos os seus impostos." Parece cômodo, né? Mas o que tem acontecido é que muitos empresários pagam esses boletos achando que está tudo em ordem, quando na verdade nenhum imposto está sendo pago. O resultado? Empresas com dívidas acumuladas, bloqueios e muitos problemas com a Receita.

Fique atento: se sua contabilidade adota esse modelo, acompanhe regularmente a Certidão Negativa de Débitos (CND) da sua empresa. Ela é um documento que mostra se há pendências com o governo. E mais: verifique se as declarações estão sendo entregues corretamente, com o valor real do seu faturamento. Porque se as declarações forem entregues zeradas ou com valores menores, o imposto até pode sair mais barato ou até zerado, mas você corre um sério risco de cair numa malha fina futuramente. E não se engane achando que sua empresa é pequena demais para ser fiscalizada. Toda empresa pode (e será) fiscalizada um dia, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Lembre-se: a melhor forma de evitar esses problemas é informação, atenção e uma contabilidade de confiança ao seu lado.

Nos próximos textos, vamos seguir desvendando os bastidores das obrigações empresariais e ajudando você a proteger e fazer crescer o seu negócio — com mais clareza, segurança e menos dor de cabeça.

Um abraço,
Yuri Braga

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Yuri Braga
Sobre Yuri Braga
Yuri Braga é CEO da MB Assessoria Contábil Empresarial e especialista em Contabilidade, Departamento Fiscal, Departamento Pessoal e Consultoria Empresarial. Com mais de 17 anos de experiência, é reconhecido por sua atuação estratégica e humanizada no apoio a empresas. Agora, passa a colaborar com o Portal ABC News, todas as quintas-feiras, com conteúdos sobre contabilidade, gestão e o dia a dia das empresas brasileiras.
Sobre o município
Notícias de Diadema - SP
São Bernardo do Campo, SP
Atualizado às 07h06
16°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 22°

16° Sensação
0.51 km/h Vento
93% Umidade do ar
100% (1.22mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Amanhã (24/06)

Mín. 10° Máx. 17°

Chuva
Anúncio
Anúncio