Contando com a presença dos efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema, a Prefeitura deu início na manhã desta terça-feira (3) a maior operação de segurança pública já realizada na história da cidade. A iniciativa, que reúne as Forças de Segurança do município, contará com cerca de 150 veículos e 250 agentes de segurança. Sem prazo determinado para acabar, a operação tem como objetivo fortalecer a atuação em conjunto, com trabalho de inteligência, planejamento estratégico e operações integradas, de forma a garantir a segurança da população bem como a ordem pública.
De acordo com o Prefeito de Diadema, Taka Yamahuchi (MDB), a realização desta operação se deve a cobrança que os moradores fazem sobre a questão da segurança na cidade. “A gente sabe que é uma tarefa primordial que os moradores de Diadema pedem para nós, para que possamos atuar. Esse é um pedido de pronto atendido. Quando nos reunimos, tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar, juntamente com a nossa Segurança Pública, traçaram essas operações que já se deram início e agora irá se manter na cidade por tempo indeterminado, para que possamos trazer novos indicadores. Trazer não só a dignidade, mas a segurança da nossa cidade”, declarou o chefe do Executivo.
Assim como havia prometido durante a sua campanha, o mandatário frisou que a operação irá agir firme no combate aos ‘Pancadões’. “Nossa grande missão é exterminar os ‘Pancadões’ aqui da nossa cidade de Diadema. Já estamos fazendo uma grande força-tarefa com a nossa Guarda Municipal. Mas com essa integração da inteligência da Polícia Civil com a inteligência da Polícia Militar, dentro dessa estratégia elaborada pela nossa Secretaria de Segurança Pública, a gente trás esse combate efetivo com aquisição de novos equipamentos como armas não letais, como veículo de dispersão a água e como o drone. Para que a gente possa ter uma visão mais ampla e estratégica e assim entrar com segurança dentro dessas desordens urbanas e combater tudo isso”, afirmou Taka Yamauchi.
DIADEMA SEGURA
A integração das ações de segurança na cidade faz parte do programa “Diadema Segura”, que tem promovido avanços na segurança pública do município. Segundo o Prefeito, o projeto é um conjunto de operações para que ações efetivas sejam realizadas. “Desde o nosso primeiro dia de gestão nós pontuamos a necessidade de ações em conjunto. Nós treinamos a nossa Guarda Municipal e trouxemos, através da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). Vamos trazer o Canil ainda essa semana para a cidade. Além de outros programas, como a ROTAM, que é a Guarda Motorizada. Tudo isso para que a gente possa atender as expectativas da nossa cidade”, disse Taka, revelando que já foi autorizada a contratação de mais de 100 Guardas Municipais.
O Prefeito informou ainda um investimento de mais de R$ 10 milhões no setor da segurança. “Foi feito um investimento na área da segurança na compra de armas não letais, na compra de um caminhão de dispersão de multidões e na compra de um drone para que possamos ter uma visão mais ampla nos combates aos ‘Pancadões’. Além disso, nós trouxemos novas viaturas, não só de carros, mas também de motocicletas. Tudo isso são um conjunto de ações para fortificar ainda mais as necessidades e os apontamentos feitos pela população”, concluiu o emedebista.
Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 10° Máx. 17°
Chuva