Sexta, 11 de Julho de 2025 12:10
(11) 97588-9546
Diadema Segurança

Diadema trabalha para o aumento do efetivo nas Forças de Segurança

Prefeito Taka Yamauchi já autorizou a contratação de mais de 100 GCMs e conversa com o Governo do Estado para aumentar o efetivo nas forças policiais.

05/06/2025 13h15
Por: Portal ABC News Fonte: Wallace Quaresma
Meta da Prefeitura é aumentar em 60% do efetivo da GCM até o o final da gestão
Meta da Prefeitura é aumentar em 60% do efetivo da GCM até o o final da gestão

A Prefeitura de Diadema deu início na última terça-feira (3) a maior operação de segurança pública já realizada na história da cidade. A ação, que reúne a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Civil e a Polícia Militar, faz parte do programa “Diadema Segura” e tem como objetivo ampliar o combate à criminalidade e garantir mais segurança para a população. Embora a operação não tenha um prazo determinado para acabar, a administração municipal entende que é preciso ter um aumento no efetivo das Forças de Segurança.

Durante o evento, o Prefeito Taka Yamauchi (MDB) revelou que foi autorizada a contratação de mais de 100 Guardas Municipais e que vem conversando com o Governo do Estado para que o efetivo das forças policiais seja aumentado na cidade. “Hoje, nossa meta até o final do nosso mandato é aumentar em 60% do efetivo da nossa Guarda Municipal. A gente sabe o quanto é importante a mão do governador na nossa cidade de Diadema. Já foi um pedido para o governador Tarcísio e para o secretário de Segurança Pública, o Derrite, para que se aumente o efetivo aqui em Diadema. Já teve um tom de entrevista do nosso Delegado Seccional, o Castanheira, tentando aqui promover também essa visão. Assim como o Coronel Sanches, trazer essa pontuação de um aumento de efetivo aqui para a nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo.

Segundo o Coronel Sanches, do 24º Batalhão da Polícia Militar, existe um trabalho nesse sentido para que a demanda seja atendida. “Essa questão do ‘claro’ de efetivo é algo linear na Polícia Militar toda. Aproximadamente de 10% a 15%. Isso aí tem haver com a saída e entrada de policiais militares. Obviamente que a gente custa a completar esses ‘claros’. Estamos particularmente trabalhando nesse sentido aqui no ABC. Não só em Diadema, mas nos outros municípios. Para isso, estamos levando alternativas, inclusive para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. E é um objetivo nosso. Além de oferecer melhores condições para o nosso policial militar, para prestar cada vez mais um serviço de excelência para a nossa sociedade”, disse o Coronel.

Já o Delegado Seccional de Diadema, Dr. Eduardo Castanheira, acredita que até o final do ano essa questão na Polícia Civil possa ser resolvida. “Com relação ao aumento de efetivo, isso é uma questão que a gente vem pleiteando anualmente. Durante esse ano já existem concursos na academia de polícia para completar os cargos vagos na região. Então, acredito que até o final do ano nós teremos aí o quadro completo para atuar ainda mais forte aqui na região de Diadema”, concluiu o delegando durante o evento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Diadema - SP
São Bernardo do Campo, SP
Atualizado às 10h07
16°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 22°

16° Sensação
3.09 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)

Mín. 12° Máx. 21°

Tempo limpo
Amanhã (13/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio