Uma semana após dar o start as Operações Integradas de Segurança em Diadema, a Prefeitura divulgou nesta segunda-feira (9) o balanço inicial das ações das forças policiais na cidade. A operação, que conta com a união da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e da Polícia Militar, e que faz parte do programa “Diadema Segura”, realizou neste curto período de tempo a prisão de 55 criminosos, a apreensão de mais de três quilos de drogas, além da apreensão de mais de 75 veículos envolvidos em ‘Pancadões’.
De acordo com o Prefeito Taka Yamauchi (MDB), essa efetividade só foi possível devido o compartilhamento de informações e estratégias entre as instituições. “Para que se tenha uma ideia da grandiosidade desses números, uma cidade da região, em 15 dias de operações, foram presas 66 pessoas. Nós, em seis dias, prendemos 55 pessoas. E a gente sabe que esses números vão avançar cada vez mais, para que a gente possa trazer aqui essa segurança para as pessoas”, afirmou o chefe do Executivo, lembrando que as operações na cidade vão continuar por tempo indeterminado.
O mandatário informou ainda que os três ‘Pancadões’ mais conhecidos foram combatidos, nenhum transtorno voltou a ser registrado onde eles costumavam a acontecer. “Em ‘Pancadões tradicionais aqui, como o ‘Pancadão’ da Torre, ‘Pancadão’ da Fumaça e nem preciso comentar o ‘Pancadão’ do Pombal, onde nós, em uma cooperação, fizemos uma grande ação de estar ali fazendo o desvaziamento dos comércios ilegais que fomentavam esse tipo de perturbação às famílias de bem. Uma perturbação aos moradores que nos pediam socorro. E esse socorro foi de pronto atendido. A gente sabe o quanto é importante essa relação de trazer a dignidade, o respeito e acima de tudo a segurança da vida das pessoas”, pontuou o Prefeito.
Durante a apresentação dos resultados, Taka declarou que esses números vão aumentar cada vez mais, uma vez que as ações estão atingindo o ponto certo. “A gente teve uma grande ação na semana, onde atingimos, através desse desvaziamento de comércios ilegais, o coração e o epicentro de um dos maiores cânceres aqui da cidade, que é o ‘Pancadão’. Através disso, a gente cortou o financiamento direto dos ‘Pancadões’, principalmente do Pombal. E a gente sabe que isso é uma força de estratégia muito bem elaborada entre as forças policiais, uma vez que esses envolvidos já estavam há mais de 20 anos trazendo esse câncer aqui para a cidade. E se não fosse essa união das forças policiais, isso não teria acontecido”, concluiu.
Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 10° Máx. 17°
Chuva