A frase “vamos ver quem tem mais tinta” vai sair caro para dois indivíduos que foram detidos por uma equipe da 2ª CIA do 6º Batalhão da Polícia Militar na madrugada de quinta-feira (19) pichando um muro recém revitalizado em São Bernardo do Campo. A apreensão em flagrante ocorreu nas imediações do viaduto Paolo Lazzuri, na Avenida Lions.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe realizava o patrulhamento na região quando visualizaram dois homens com sprays de tinta cometendo atos de pichação no muro que a Prefeitura havia acabado de restaurar dias antes. Assim que notaram a aproximação da viatura, os indivíduos tentaram fugir a pé, sendo alcançados e detidos na Rua Três Mosqueteiros.
Na abordagem, foram encontrados com os infratores 11 latas de tinta spray, possivelmente utilizadas para vandalizar a estrutura. Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Diante dos fatos, os dois foram encaminhados para o 2º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, onde a autoridade policial de plantão registrou o Boletim de Ocorrência com base na Lei Federal nº 9.605/98, que trata de crimes contra o meio ambiente, enquadrando os detidos por “pichar, grafitar ou por meio conspurcar edificação ou monumento urbano”.
Além disso, os infratores sofreram sanções administrativas com base na Lei Municipal nº 6.534/2017 aplicada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo, estipulando multa no valor de R$ 9.304,75 para cada um dos envolvidos. A ação integrada entre os órgãos de segurança pública e o poder público municipal se mostra como tem sido importante na preservação do patrimônio urbano.
Mín. 13° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 21°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas