Em uma ação coordenada de fiscalização ambiental realizada nesta quinta-feira (20), em Rio Grande da Serra, pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), resultou na apreensão de aves silvestres e aplicação de multa. A operação, que contou com o apoio da SEMIL (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), da SECLIMA (Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Bem Estar Animal de Rio Grande da Serra, da CETESB e da Polícia Militar Ambietal, teve como foco a verificação de ocupações irregulares e no combate a crimes contra a fauna silvestre.
De acordo com o secretário da SECLIMA, Marcelo Marcondes, é preciso conscientizar os moradores da cidade quanto à preservação das espécies. : “Através de ações coordenadas e da conscientização ambiental, esperamos engajar a população para prevenir danos ao meio ambiente e proteger a biodiversidade de nossa cidade”, declarou o responsável pela pasta.
Durante a operação, foram realizados embargos e emitidas notificações que serão convertidas em multas nos casos aplicáveis. Em uma das ações, aves silvestres, gaiolas, alçapões e outros equipamentos utilizados em crimes ambientais foram encontrados em uma residência. As aves foram resgatadas e soltas em segurança, enquanto os equipamentos foram destruídos. O responsável pela infração foi multado por violação às normas ambientais.
Além da fiscalização, o GFI, juntamente com o DP Fauna da SECLIMA, seguirá promovendo ações de sensibilização ambiental para educar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e do respeito às leis ambientais.
Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 19°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas